Buscar
  • conexão segurança e Saude ltda

Dia Mundial da Prevenção da Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF)

Dia 09/09/2021



Dia Mundial de Prevenção da Síndrome do Alcoolismo Fetal. A Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF) é uma doença que acomete os bebês ainda durante a gravidez e que pode causar consequências para o resto da vida. Essa doença é decorrente da ingestão de álcool pela mulher durante a gestação, gerando um complexo quadro clínico e até a morte.


rsos processos de crescimento e amadurecimento das estruturas que vão formar esse novo ser e o consumo de bebidas alcóolicas durante esse período, mesmo que seja em pouca quantidade, pode gerar impactos. Portanto, a recomendação é que seja evitado o consumo de álcool durante a gestação.


A SAF causa problemas na formação do cérebro e do sistema nervoso central, afetando diversos processos de crescimento e desenvolvimento do bebe, as consequências podem ser de deficiências físicas e cognitivas, impactos da motricidade e habilidades sociais, além de chances de prematuridade, gerar abortos e morte.

O tratamento da Síndrome do Alcoolismo Fetal acontece por meio de tratamentos relacionados às consequências causadas pela doença. O diagnóstico precoce é de extrema importância nesses casos, buscando minimizar os danos causados.


Além disso, a prevenção é fundamental, possibilitando que mães e filhos tenham saúde.

Se você é ou conhece alguém que esteja passando por isso, entre em contato conosco!

Nós da Evolução podemos te ajudar!

Ana Luíza Sampaio

Consultora Evolução



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data comemorada desde 1972 foi instituída em um cenário de altíssimos números de casos de acidentes de trabalho, ond