Dia 09/09/2021
Dia Mundial de Prevenção da Síndrome do Alcoolismo Fetal. A Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF) é uma doença que acomete os bebês ainda durante a gravidez e que pode causar consequências para o resto da vida. Essa doença é decorrente da ingestão de álcool pela mulher durante a gestação, gerando um complexo quadro clínico e até a morte.
rsos processos de crescimento e amadurecimento das estruturas que vão formar esse novo ser e o consumo de bebidas alcóolicas durante esse período, mesmo que seja em pouca quantidade, pode gerar impactos. Portanto, a recomendação é que seja evitado o consumo de álcool durante a gestação.
A SAF causa problemas na formação do cérebro e do sistema nervoso central, afetando diversos processos de crescimento e desenvolvimento do bebe, as consequências podem ser de deficiências físicas e cognitivas, impactos da motricidade e habilidades sociais, além de chances de prematuridade, gerar abortos e morte.
O tratamento da Síndrome do Alcoolismo Fetal acontece por meio de tratamentos relacionados às consequências causadas pela doença. O diagnóstico precoce é de extrema importância nesses casos, buscando minimizar os danos causados.
Além disso, a prevenção é fundamental, possibilitando que mães e filhos tenham saúde.
Se você é ou conhece alguém que esteja passando por isso, entre em contato conosco!
Nós da Evolução podemos te ajudar!
Ana Luíza Sampaio
Consultora Evolução
Comments