Dia Internacional da Mulher: uma reflexão sobre suas conquistas e a importância da prevenção do consumo de bebidas alcoólicas.
A segurança e a saúde do trabalhador são extremamente importantes para a empresa. Os acidentes de trabalho e a não valorização da qualidade de vida não só atinge ao empregado, abrange a companhia, a comunidade, seus familiares e também a sociedade como um todo.
As altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos que custam para o país algo em torno de 70 bilhões de reais por ano (OIT - 2015).
O consumo de álcool e de outras drogas vem se tornando, cada vez mais, um verdadeiro desafio para Saúde e Segurança nas últimas décadas em quase todo o mundo. As pesquisas mostram que cerca de 70 milhões de homens e mulheres no Brasil consomem bebida alcoólica e que tornam bebedores de risco, totalizam cerca de 30 milhões de brasileiros. Pensando que temos uma população estimada de 205 milhões – (IBGE 2016). Estes dados científicos e outros que constatamos nas empresas a importancia da Prevenção com um fator exencial para segurança e para performance humana.
Seguem abaixo os principais problemas e situações relacionados ao uso/abuso e dependência de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho.
Prevenção Continuada, pugna nos fatores de riscos e aprecia os fatores de proteção, é seguir agindo para Evitar, Reduzir, Eliminar e Combater através de ações concretas como informação, educação, valorizando a qualidade de vida do trabalhador, conhecer os valores da empresa, ajudar na resiliência e no combate ao estresse, oferecendo assistência / reabilitação, exames toxicológicos etc.