Acesse seu Webmail

Entre em contato conosco: (21) 2205.7223 / 3826.6817 / 3826.6705

© 2015 por Olho Nu design

Diagnóstico Situacional (DS)

dos Problemas Relacionados ao Álcool e outras Drogas nas Empresas

 

O "Diagnóstico Situacional" (DS) dos Problemas Relacionados ao Álcool e outras Drogas (PRAD) nas empresas, realizado pela Equipe da Evolução Consultoria, se inscreve em uma nova proposta de política do setor de recursos humanos e segurança. Consiste em traçar um perfil sócio-demográfico do quadro de colaboradores e das possíveis situações de risco com relação aos agravos sobre a saúde e suas repercussões, diretas e/ou indiretas, para a própria empresa. Assim, o DS torna-se um serviço específico, de certa forma customizado, que deve ser analisado de modo relativo às características próprias do universo de estudo, respeitando sua complexidade e peculiaridade. Portanto, O DS visa pontuar as necessidades e orientar de forma qualitativa e quantitativa as condutas mais adequadas e pertinentes para prevenir, tratar e recuperar os colaboradores.

 

A pesquisa se dá de forma estruturada e confidencial, visando:

 

- repercussões do uso, abuso e dependência do álcool e outras drogas no local de trabalho.
- perfil sócio-demográfico e funcional dos funcionários com problemas relacionados ao uso, abuso ou dependência.

 

A partir desse retrato, além de instrumentalizar a política da empresa nas suas atuações de prevenção e de segurança, o DSdeverá estabelecer estratégias de maior resolutividade, com foco na qualidade de vida dos colaboradores, e demonstrar a vulneralibidade da empresa com relação aos prejuízos pessoais e patrimoniais decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas. Estas estratégias servirão como instrumentos de fundamental importância para o desenho da política, respeitando a cultura e as formas particulares de organização da população estudada.

 

Todas as ações do DS são realizadas em caráter estritamente confidencial.

Deste modo, o DS, busca refletir o perfil do corpo de funcionários, procurando favorecer uma melhor imagem e um conhecimento mais profundo das condições de trabalho e de vida, além de potenciais fatores de risco relativos aos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência do álcool e de outras drogas. Assim, este levantamento constitui-se em um instrumento de efetivo valor operacional para subsidiar ações e estratégias que venham a ser implementadas dentro do programa.

Através do DS a empresa poderá focar suas ações de forma mais precisa e demonstrar uma clara atuação na segurança, na assistência e na responsabilidade social ao investir na Política de Atenção e Prevenção dos Problemas Relacionados ao Álcool e outras Drogas (PAP-PRAD) nas Empresas.

Com o DS a qualidade da Implantação da PAP-PRAD vai muito mais além...

 

Selene Franco Barreto
Psicóloga Clínica,
Consultora Especializada em PRAD