Psicoterapia Individual, Casal e Família
A Psicologia Clínica ocupa um lugar fundamental na área da saúde, por oferecer uma visão integrada do ser humano. Sendo assim, a psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir, como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais, etc.
A psicoterapia oferece uma compreensão mais ampla do processo de adoecimento, assim como estratégias para uma vida mais íntegra. A equipe da EVOLUÇÃO possui psicólogos especializados nas seguintes abordagens: cognitivo-comportamental, psicodrama, psicanálise, psicoterapia breve e motivacional.
Serviços oferecidos:
-
Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
-
Psicoterapia de Grupo
-
Psicoterapia de Casal
-
Psicoterapia de Família
-
Atendimento domiciliar
-
Atendimento hospitalar
Psicoterapia
O termo psicoterapia (do grego “psique” = alma, mente e “therapeuein” = cuidar, curar) refere-se às intervenções psicológicas que buscam melhorar o funcionamento mental do indivíduo, assim como de seus sistemas interpessoais.
Em relação às diversas formas de intervenção da psicologia clínica, a psicoterapia possui as seguintes características básicas :
-
Utilização de meios psicológicos para diminuição do sofrimento, estresse ou incapacidade do paciente;
-
Corpo teórico baseado na psicologia/psicanálise;
-
Praticada por psicólogo clínico ou médico psiquiatra com formação na área de psicologia;
-
Acontece em um “setting” terapêutico, uma configuração própria, que pode ser individual ou em grupo (casal, família ou pessoas que compartilhem uma mesma condição).
Em linguagem mais apropriada, psicologia refere-se à ciência e psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela.
Psicoterapia é um termo abrangente, englobando várias linhas teóricas, além da psicanálise.
Os inúmeros tipos de psicoterapia adotam diferentes tipos de abordagens e métodos, mas também possuem características em comum.
As condições da psicoterapia são organizadas por circunstâncias sociais que determinam a formação e a oferta de terapeutas, as instituições que oferecem terapia, o acesso físico e econômico da população, assim como a aceitação desta da própria terapia.
Terapeuta e cliente fecham um “contrato terapêutico” que define as regras para ambas as partes e dois elementos – a técnica terapêutica e o relacionamento terapêutico – representam a base deste trabalho e são ambas influenciadas por atributos tanto do terapeuta como do cliente.
Os resultados obtidos serão de acordo com a abertura do cliente ao trabalho terapêutico, e os efeitos poderão se apresentar em diferentes níveis, ou seja, mudanças nos padrões de funcionamento do indivíduo vão gerar mudanças nos seus relacionamentos interpessoais num efeito sistêmico.